Os Correios Telégrafos e Telefones de Portugal (CTT) comunicaram, esta terça-feira, que os serviços postais das lojas de Lordelo do Ouro, São Nicolau (Bolsa) e São Roque vão encerrar portas, obrigando assim a população a procurar postos mais perto para mandar e receber encomendas. No caso de São Roque está prevista a abertura de um novo posto de correios, em local ainda por revelar.

Esta alteração da oferta de serviços deve-se ao “elevado número de lojas existentes na cidade do Porto”. De acordo com a Correios de Portugal, esta mudança não terá qualquer impacto na qualidade de atendimento ao público. Neste sentido, o correio continuará a ser entregue pelos carteiros e os clientes que assim o desejarem irão poder solicitar o pagamento de vales de pensões sociais – como, por exemplo, reformas – no domicílio. A empresa explica também que os trabalhadores afetados serão, igualmente, transferidos para outras estações.

“É péssimo porque já há tão poucos… A fecharem assim realmente é complicado”

Em entrevista ao JPN, foram poucos os utentes do posto de S. Nicolau, ao pé do Palácio da Bolsa, que já tinham conhecimento da situação, confirmada esta terça-feira.

Fátima, que procura os serviços duas vezes por mês, acredita que o maior inconveniente vai ser sentido pelos “idosos que têm dificuldades em se movimentar”.

Paula Lemos não esconde o descontentamento em relação ao fecho da sua segunda alternativa (S. Nicolau) depois de já terem fechado a estação mais próxima de sua casa. Quando questionada sobre se o encerramento dos postos a irá afetar, a cliente da CTT diz que “depende das encomendas que receber”.

José Moreira, comerciante na zona há 23 anos e cliente diário desta estação, já sabia do fecho de postos dos correios e, à semelhança de Fátima, revela que, no futuro, “vai ser difícil transportar as caixas pesadas até à a Praça da Liberdade“, uma das estações alternativas à de S. Nicolau.

Tal como José e ao contrário da maioria das pessoas, Maria do Céu Nogueira, advogada no Palácio da Bolsa, e Pedro Gonçalves, funcionário no ramo hoteleiro, já sabiam da mudança no setor dos correios. Pedro admite que, apesar de não ser cliente regular, o fecho da loja de S. Nicolau lhe irá causar algum transtorno por causa das “deslocações”.

Maria do Céu concorda e acrescenta que, com o fecho do posto ao pé da Bolsa, “as empresas à volta vão ter que se organizar de outra maneira”.