Depois da demolição da torre 5 do Bairro do Aleixo, a dezembro de 2011, chegou agora a vez da Torre 4 ir abaixo. Com data marcada para a sexta-feira, dia 12 de abril, a implosão vai acontecer entre as 8h30 e o 12h30. Estas informações foram divulgadas, ontem, num comunicado disponibilizado no site da Câmara Municipal do Porto.

Implosão “tecnicamente perfeita”

A implosão de dezembro de 2011, onde foram usados 150 quilos de explosivos, foi considerada “tecnicamente perfeita”. Entre os explosivos, 100 foram usados para a estrutura do edifício e 50 como dispositivos antipoeira. Os dispositivos antipoeira têm como objetivo criar uma cortina de água de forma a conter as poeiras.

O presidente Rui Rio assinou ontem, dia 27, uma declaração de alerta que faz parte do protocolo em situações de implosão. O documento, de âmbito municipal, determina as regras de evacuação a seguir durante a operação. Entre as medidas, destaca-se a evacuação das torres 2 e 3 e de algumas residências e estabelecimentos comerciais dos arredores. Quem atravessar o perímetro de segurança no período definido e se recusar a abandonar, pode ser acusado de crime de desobediência.

A torre 4, devoluta há meses, já começou a ser desmantelada. Com uma estrutura semelhante à da torre 5, estima-se que a implosão desta segunda torre conte com a mesma quantidade de explosivos usados para a primeira torre.

No passado dia 21 de março, durante as limpezas da brigada anti-graffiti junto ao Jardim Botânico, Rui Rio já tinha admitido aos jornalistas que havia uma data para a segunda demolição no Bairro do Aleixo, garantindo que a implosão só aconteceria depois da Páscoa.