Em entrevista ao JPN, Raquel S., diretora do Teatro Universitário do Porto (TUP), explicou que a ideia de fazer curtas teatrais surgiu porque tinham “muitos pedidos para utilização do espaço, por parte de vários grupos”. Assim, optaram por “ceder o local e permitir que outros atores mostrassem o seu trabalho”.

No Dia Mundial do Teatro, o TUP queria evidenciar a importância do trabalho desenvolvido pelas diferentes companhias de teatro. Raquel S. sublinha que “não é justo que os grupos de teatro não tenham onde apresentar o seu trabalho. Quando um grupo jovem quer começar, há uma total desesperança. É triste que as companhias acabem e é triste o boicote claro às escolas de teatro”, acrescenta a diretora.

Os jovens que atuaram no TUP vêm de vários grupos teatrais da cidade. Segundo Raquel S., alguns dos jovens vêm de núcleos de expressão dramática, outros pertenciam a grupos profissionais e também havia representantes de grupos universitários.