Num dia em que nada parece ser verdade, o JPN decidiu fazer uma coletânea das melhores mentiras do dia, bem como de algumas das mais marcantes ao longo dos tempos.

Mentiras, boatos e enganos. A 1 de abril, a frase “nem tudo o que parece, é” tem um significado bem literal. Notícias, anúncios e comunicados falsos marcam o primeiro dia deste mês e nem os meios de comunicação social são exceção.

Preocupados em informar a verdade sobre o que se passa no mundo, rádios e jornais não descartam o conhecido “Dia das Mentiras” para pregar algumas partidas. O JPN decidiu ir à procura das melhores mentiras de 1 de abril de 2013, em Portugal e no resto do mundo.

Na imprensa nacional, as mentiras são mais comedidas. É o caso da Rádio Nova, que se dedicou a ligar Kim Jong-un a Portugal. Primeiro, lançou uma notícia de última hora a referir que Portugal se aliara à Coreia do Norte e estaria prestes a declarar guerra aos Estados Unidos. A causa seria a divulgação de fotos de Bo – o cão de água português da família Obama – com umas orelhas de coelho cor-de rosa. O líder norte-coreano mostrou-se solidário quanto à posição portuguesa.

Já nas redes sociais a história é bem diferente e as brincadeiras até têm direito à criação de serviços inovadores, como o Google Nose, um novo serviço beta da Google que permite às pessoas cheirar fragrâncias a partir do computador. Além disto, a empresa norte-americana esmerou-se e decidiu criar uma caça ao tesouro medieval no Google Maps (ver em baixo).

O Twitter anunciou o Twttr, um novo serviço, em que os utilizadores passam a usar consoantes para escrever. Os que quiserem continuar a escrever tweets com vogais nos seus terão de pagar 5 dólares por mês. “Estamos a fazer isto porque achamos que, ao eliminar as vogais, estamos a promover uma forma de comunicação mais densa e eficiente”, foi explicado num post do blogue da rede social.

Quanto ao YouTube, foi publicado um vídeo a admitir que iria encerrar o serviço durante os próximos dez anos e que o site fazia, afinal, parte de um concurso para encontrar o melhor vídeo: “Começámos o YouTube em 2005 como um concurso com um objetivo simples: encontrar o melhor vídeo do mundo”, disse o presidente executivo do YouTube, Salar Kamangar.

Conheça também algumas das melhores mentiras de sempre, no dia 1 de abril

Uma das mentiras mais bem sucedidas da história tem como protagonista Thomas Edison, responsável por inventar a lâmpada elétrica. Em 1878, o jornal nova-iorquino “Graphic” noticiou que Edison tinha inventado uma máquina que transformava a água em vinho. Vários jornais acreditaram na história e publicaram-na.

Em 1957 foi a vez da BBC emitir uma peça jornalística sobre uma árvore capaz de produzir esparguete, na Suíça. Apesar de ser uma brincadeira, a reportagem levou várias pessoas a telefonar para a estação inglesa a perguntar como poderiam ter uma árvore daquelas, ao que a BBC aconselhava a plantar molho de tomate e a esperar.

Já em 2011, o diário britânico “The Independent” anunciou que Portugal havia vendido Cristiano Ronaldo a Espanha por 160 milhões de euros.