Conta já com seis edições a Universidade Itinerante do Mar (UIM 2013) que, mais vez, associa a Universidade do Porto (UP) à Universidade de Oviedo e à Escola Naval. Os participantes da UIM 2013, vão embarcar a bordo do Navio de Treino de Mar Creoula para rumarem a um Curso de Mar intensivo, num ambiente que pretende ser muito diferente do das salas de aula, na medida em que o conceito de “aula prática” é levado ao extremo.

6.ª edição da UIM

Na edição deste ano, a UIM vai-se dividir em três cursos distintos: um com passagem por vários pontos marítimos estratégicos da Península Ibérica, outro que percorre Ílhavo e Cartagena, e um terceiro em que os participantes embarcam em Cartagena e seguem para a ilha de Palma Maiorca, onde estão agendadas várias palestras sobre a importância da ilha nas relações internacionais espanholas.

As primeira fase de candidaturas termina já esta sexta-feira, dia 5 de abril e as inscrições
podem ser realizadas na página do evento.

A aventura vai acontecer em pleno mar ou em escala por várias cidades da Península Ibérica, o que permite aos participantes contactarem com um ambiente muito fora da zona de conforto e em permanente contacto com diferentes culturas e realidades, ao mesmo tempo que lhes permite complementar os seus estudos superiores enquanto viajam.

No final do curso, e após a aprovação dos trabalhos realizados, recebem seis ETCS de configuração livre válidos para qualquer ciclo de estudos dos seus cursos.

A iniciativa está aberta a todos os estudantes da UP e das instituições que promovem a iniciativa. Há ainda um número reservado de vagas para alunos de outras universidades.
Mais informações e atualizações acerca da iniciativa podem ser consultadas na página oficial do evento no Facebook.