De 3 a 10 de abril, a Reabilitação Urbana do Porto vai estar no centro das atenções da cidade Invicta. Com uma programação que se dirige tanto ao setor profissional como ao público geral, a maioria das atividades vai decorrer em edifícios já recuperados. Estes dias foram organizados e promovidos pela Porto Vivo Sociedade de Reabilitação Urbana (Porto Vivo SRU), que quer mostrar aos portuenses que a Baixa está acessível a todos.

A semana arrancou esta quarta-feira, com uma conferência no Rivoli sobre “Reabilitação Urbana e Espaço Público”. Esta primeira atividade contou com várias mesas de debate onde conferenciaram convidados nacionais e internacionais.

No sábado, há atividades para toda a família

No sábado, o programa é dedicado ao público em geral. Por volta das 15h, pequenos e graúdos podem visitar exposições e participar no Passeio da Reabilitação Urbana, que segue um itinerário pela Baixa do Porto (a participação está sujeita a inscrição prévia). As crianças terão ainda a oportunidade de participar no workshop “Arqui Brinca, Arquitetura para crianças”, a ter lugar no Espaço de Reabilitação Urbana.

Não muito longe do Rivoli, na praça D. João I, foi inaugurado, ao início da tarde de terça-feira, o Espaço de Reabilitação Urbana, aí montado durante esta semana. É neste local que estão em exposição os projetos que concorrem pelo Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Os prémios vão ser entregues no jantar de gala que vai decorrer na noite desta quarta-feira, na Alfândega do Porto.

Com a exceção do fim-de-semana, para os restantes dias estão planeadas várias conferências para o público profissional. Engenheiros, arquitetos e estudantes de áreas relacionadas com a reabilitação, podem assistir a várias conferências, seminários e palestras sobre as diferentes temáticas relacionadas com esta área, desde métodos e materiais de reabilitação a tendências de mercado e apresentação de estudos de caso de regeneração de espaços.

No edifício AXA, inaugurado esta terça-feira, vão estar patentes algumas exposições que apresentam as várias iniciativas do Porto Vivo SRU. Na próxima semana, o programa vai-se centrar em conferências sobre reabilitação em diferentes áreas de atividade.