O GRIDMED junta investigadores da Península Ibérica que se unem para desenvolver ferramentas que permitem o diagnóstico precoce do cancro da mama e acabou de ser distinguido pela Fundación de la Ciencia y la Tecnología Española (FECYT) como um dos três casos de êxito entre os projetos de I&D&I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação).

Entre as equipas que trabalham neste projeto, esta uma formada por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e outra do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI). A estas junta-se o grupo do Centro Extremeño de Tecnologías Avanzadas del Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (CETA-CIEMAT).

Plataforma conta com três ferramentas distintas

O Breast Cancer Digital Repository agrega quase dois mil casos reais de pacientes com cancro da mama, anotados e diagnosticados por radiólogos especialistas e prontos a serem utilizados na investigação e no ensino.

A aplicação informática Mammography Image Workstation for Analysis and Diagnosis (MIWAD), destina-se à análise e diagnóstico de imagens (mamografias, ressonâncias magnéticas e ecografias), permite armazenar, recuperar e manipular informações de pacientes. Os médicos passam a ter possibilidade de emitir diagnósticos de forma mais eficiente e a aplicação pode ainda partilhar a informação por diversas instituições.

Por último, o GRIDMED disponibiliza ainda ferramentas que permitem emitir um diagnóstico de forma automática sobre possíveis lesões patológicas nas mamografias, para que os profissionais possam ter uma segunda opinião.

Estas ferramentas são utilizadas na formação de estudantes de medicina e pessoal técnico especializado nas áreas de deteção e diagnóstico do cancro da mama. Empresas especializadas na produção de equipamentos de imagiologia para colocar estas ferramentas no mercado.

O GRIDMED ou IMED (como é conhecido em Espanha), estará disponível na e-infraestrutura da Universidade Digital – Universidade do Porto (DUD), para promover a sua utilização pela comunidade académica.