Este foi o primeiro “Encontro com o Governo”, reunião que junta membros do Executivo com empresários do Norte. Luís Filipe Menezes, anfitrião do evento, explicou que “a ideia é ter pequenos grupos, 40 ou 50 pessoas no máximo, com perguntas diretas e respostas diretas que, de momento, afligem agentes económicos e empresários.”

Em Vila Nova de Gaia, local do encontro, Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia e do Emprego, recusou qualquer rumor sobre a sua saída do Governo, esclarecendo a intenção de voltar “várias vezes ao Porto e à região Norte para continuar a promover este diálogo entre as populações e o Governo central”.

Sobre a região, o ministro defendeu que “grande parte do crescimento económico nacional terá de vir do pulmão industrial do Norte, de todas as valências absolutamente fantásticas da região, quer ao nível do património, quer ao nível do turismo”.

Da parte de Luís Filipe Menezes, o desejo é ver o Governo associado à ideia do Porto – Capital do turismo de congressos. O candidato do PSD à Câmara do Porto deixou, ainda, o apelo ao Ministério da Economia para criar um “Banco de Fomento” no Norte, ou seja, “uma nova entidade financeira para suportar a economia” e aproveitar a força das pequenas e médias empresas

“Não sou ministeriável deste Governo nem de nenhum Governo”

Tanto Luís Filipe Menezes como Álvaro Santos Pereira recusaram comentar a demissão do ex-ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, admitindo que tudo o que havia para falar sobre a temática já fora esclarecido, esta manhã, pelo Primeiro-Ministro.

Questionado sobre a fragilidade do Governo, o candidato à Câmara do Porto afirmou que a sua missão atual é para com o Porto e não para com o Governo e seus Ministérios. “O meu jogo, neste momento, é o jogo de tornar o Porto e a região Norte numa década, num centro incontornável de uma economia desenvolvida e de um Portugal finalmente bipolar. Esse jogo é que eu estou a jogar. Quando queremos jogar dois jogos ao mesmo tempo acabamos sempre por fracassar”, concluiu.