Facebook, bem-vindo a casa. O “Facebook Home” é uma nova aplicação que vai estar disponível a partir de 12 de abril na Google Play e que permite, assim que o telefone “acorda”, aceder imediatamente à rede social mais usada do mundo. Os utilizadores do Facebook Home vão poder escolher se querem instalar a “app” permanentemente, ou para sessões de utilização esporádica. Nesta fase inicial, a aplicação só vai ser otimizada para Samsung Galaxy S III, Galaxy Note II e para a linha de smartphones HTC One.

O ecrã inicial e tecla de bloqueio são substituídos por algo chamado de “Cover feed”. As imagens e mensagens de amigos vão aparecer como o fundo do ecrã. Os utilizadores podem percorrer e interagir com eles – fazer “like” ou publicar um comentário – imediatamente, sem ter que abrir um aplicativo do Facebook específico.

Uma das características do Facebook Home é o chamado Chat Head, que é basicamente uma ferramenta que combina Facebook Messenger com as sms do telemóvel. São mensagens em pop-up que surgem independentemente do que o utilizador está a fazer no momento e que mostram a foto de perfil do remetente, dentro de um pequeno círculo. A HTC lançou alguns vídeos em que exemplifica como usar os novos recursos do Facebook Home.

Segundo o Facebook, esta será uma nova experiência social onde os contactos têm mais importância do que as aplicações. É o centrar da vida social num único ponto e sempre onde mais interessa, perto do utilizador e acessível de forma rápida e fácil.

Apesar de não ter ter sido anunciado o lançamento do telefone “oficial” do Facebook, como muitos esperavam, no “Facebook Event” de 4 de abril a HTC apresentou o HTC First, o primeiro telefone que virá, nativamente, com o “Home” instalado e funcional.