Em Málaga, Andaluzia, a 25 de outubro de 1881, nascia aquela que viria a ser uma figura incontornável da arte e da cultura mundial: Pablo Picasso. Deixou uma obra marcante não só na pintura, onde criou (com Georges Braque) o movimento cubista, como também na escultura e arte gráfica.

A primeira palavra e o primeiro quadro

Picasso parecia predestinado para as artes, ou não fosse lápis a sua primeira palavra. O pai, José Ruiz Basco, era professor de desenho, mas desistiu quando Picasso fez 13 anos. Sentiu que o filho o ultrapassara.

Pablo começou por desenhar ou tentar representar touradas e foi esse o tema do seu primeiro quadro – Le Picador -, aos 9 anos de idade. Ainda jovem, com 15 anos, surpreendeu tudo e todos nas provas de admissão da escola de arte La Lonja, em Barcelona, e, assim, surgiu o seu primeiro trabalho em contexto académico: A Primeira Comunhão, que, tal como o nome indica, representa a cerimónia religiosa da irmã mais nova, juntamente com os pais.

A mudança para Paris e a chegada do Cubismo

Em 1900, Picasso muda-se para a capital francesa e passa por tempos difíceis, com o amigo e poeta Max Jacob. Foi lá que conheceu vários artistas e figuras das artes e cultura, entre os quais Henri Matisse, outro artista revolucionário do século XX que influenciou Picasso e Georges Braque, com quem criou o estilo cubista. O quadro que marcou o início desta corrente artística é um dos mais famosos do pintor – Les Demoiselles d’ Avignon (1907). Este movimento revolucionou não só a pintura como também a escultura. Picasso foi o primeiro a utilizar colagens nas suas esculturas.

Em 1911, o quadro de Mona Lisa foi roubado do museu do Louvre e Picasso foi um dos suspeitos do crime, apontado pelo amigo e poeta Guillaume Apollinaire. Foram ambos interrogados pela polícia e viram-se livres das acusações.

Segunda Guerra Mundial e Guernica

Em plena ascensão do Nazismo e pouco tempo antes de começar a Segunda Guerra Mundial, Picasso pintou a sua grande obra prima e cartão de visita. Guernica (1937) representa o bombardeamento dessa cidade espanhola por parte das forças alemãs e italianas que ajudavam as tropas de Franco, na Guerra Civil espanhola. Foi exibido na Exposição Internacional de Paris e, atualmente, está no Museu Nacional Rainha Sofia, em Madrid.

O estilo de Pablo Picasso não encaixava no ideal artístico dos Nazis, pelo que o espanhol deixou de exibir as suas obras, embora não tenha deixado de pintar. Paris esteve ocupado pelas tropas alemãs, mas Picasso nunca passou perigo.

Estima-se que o número de obras de Pablo Picasso ronde um total de 50 mil, entre pinturas, esculturas, cerâmicas e desenhos. Em 2003, foi inaugurado o museu dedicado à sua obra, em Málaga, o Museu Picasso. Pablo Picasso faleceu a 8 de abril de 1973, em Mougins, França. Tinha 91 anos.