“Do Ensino Superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional” (PDF) é o nome do estudo liderado por Diana Aguiar Vieira, docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). A também doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto (UP), quis, com esta investigação, perceber o modo como o estágio curricular influencia o sucesso profissional dos estudantes.

Do grupo de 337 finalistas entrevistados, apenas metade realizou estágio profissional. Os resultados demonstraram que “o grupo de estudantes que realizou o estágio revelou maior confiança na adaptação aos desafios profissionais e na procura do emprego”.

Segundo este estudo, os jovens que optaram por estagiar num ambiente profissional apresentam uma maior confiança nas suas capacidades, quer profissionais quer na procura de emprego. “A experiência de estágio (…) tende a desenvolver a confiança na própria capacidade para desempenhar tarefas comportamentais na procura de emprego e no contexto laboral, bem como para negociar apoios e barreiras durante o processo de adaptação ao trabalho”.

A investigadora concluiu, assim, que o estágio funciona como uma fonte de autoeficácia, na medida em que “viabiliza experiências diretas de mestria e sucesso em atividades profissionais, bem como a aprendizagem através da observação do desempenho dos outros profissionais”.