A investigação de cientistas britânicos propõe uma receita de chocolate mais saudável, em que metade da gordura é substituída por sumo. A experiência pode ser efetuada em chocolate branco, preto ou de leite. Apesar das alterações, os investigadores responsáveis pela receita afirmam que o sabor e a textura mantêm-se.

O estudo foi apresentado no congresso da Sociedade Americana de Química (SAQ) por Stefan Bon, fundador do BonLab, laboratório de química da Universidade de Warwick no Reino Unido. O investigador britânico explica que o sumo, em forma de micro-bolhas, ajuda a preservar a sensação “aveludada” que o chocolate cria na boca.

A alteração está na manteiga de cacau, ingrediente que faz com que o chocolate tenha um ponto de fusão entre os 34 e os 38 graus celsius, ou seja, que derreta na boca. A nova tecnologia permitirá aos fabricantes substituir metade da gordura deste ingrediente por sumo de fruta, água com vitamina C, ou coca-cola light. Na experiência foram utilizados sumos de maçã, laranja e mirtilo.

Os cientistas estão agora à espera que a indústria alimentar use esta nova tecnologia e torne o “chocolate saudável” acessível a todos. Esta descoberta pode vir a revolucionar um dos produtos alimentares mais consumidos por todo o mundo. Em Portugal, cada cidadão consome em média 1,5 quilos por ano.