Harvard, Princeton, Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) são algumas das melhores universidades do mundo. O Veduca, a funcionar desde março de 2012, reúne e fornece gratuitamente cursos online destas mesmas instituições.

Carlos Souza, um dos criadores do sítio eletrónico, afirma, em declarações à Agência Lusa, que “apesar do maior público estar no Brasil, o mundo lusófono já está a descobrir o Veduca”. Segundo o mesmo, o objetivo deste site é “democratizar o acesso à educação de alta qualidade”.

Com efeito, “Portugal representa o terceiro país de origem de tráfego, depois dos Estados Unidos”, adianta Carlos Souza. Para “os países lusófonos da África também já representam tráfego assíduo de usuários” na plataforma da Internet, Veduca.

Assim, Carlos Souza acredita que o impacto deste projeto é “extremamente positivo” nos países lusófonos, bem como no Brasil, “onde a oferta de ensino superior de qualidade é restrita a uma minoria privilegiada da população”.

Até ao momento, a plataforma que permite que os cursos universitários estejam ao alcance de todos, dispõe de 5344 vídeo-aulas, 253 cursos, e mais de 138 mil exibições.