São 350 projetos, divididos por 70 categorias. Os Webby Awards regressam para a 17.ª edição, que procura premiar os melhores dos nomeados em várias categorias: Artes, Educação, Televisão, Notícias, Jornais, entre outros. Os projetos vêm de 65 países de todo o mundo e são, na maioria, norte-americanos.

Cada categoria está dividida em cinco subcategorias e a Nike lidera a lista dos nomeados, com 17 páginas. Seguem-se a Google, o New York Times e a HBO, com 12 nomeações respetivamente.

Após mais de 11 mil submissões recebidas, a Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais, uma organização composta por 550 membros de áreas como Cultura, Media e Tecnologia, que pretende promover a criatividade e o progresso técnico e profissional na Internet e nos meios interativos, selecionou os nomeados para a votação final e vai agora eleger os vencedores.

Já foi disponibilizado um espaço dedicado ao voto dos cibernautas interessados em decidir o destino dos Webbys, na categoria “People’s Voice Award”. No ano passado, esta votação registou mais de dois milhões de participações e, este ano, estará disponível até às 23h59 do dia 25 de abril.

“Todos os anos ficamos constantemente fascinados com as inovações dos nomeados Webby e este ano não é exceção”, disse David-Michel Davies, o diretor-executivo dos “Óscares da Internet”, em comunicado.

Este ano, os vencedores vão ser conhecidos no dia 6 de maio e os galardões serão entregues no dia 21 do mesmo mês, numa gala que se vai realizar em Nova Iorque e tem transmissão exclusiva na página oficial dos Webby Awards, um dia depois da cerimónia.