É já este sábado que começa a 4.ª edição do TEDxO’Porto, evento que promove uma série de conferências organizadas localmente que facilitam a divulgação de ideias inovadoras a permitir uma abertura de horizontes e servir como “máquina de inspiração” a todos os participantes. André Dias, especialistas em redes de mobilidade e Luís Feijó, inserido na indústria óptica são os últimos nomes confirmados num painel de 21 oradores.

André Dias

André Dias, 29 anos, é engenheiro e o seu sonho sempre foi o de se tornar o primeiro astronauta português. Atualmente, trabalha no Mobility Inteligence Center do Centro de Inovação e Engenharia para as Indústrias da Mobilidade, focada na monitorização e gestão de redes de mobilidade, com particular enfoque no domínio da mobilidade elétrica.

Além dos 21 oradores passarão ainda pelo palco a rapper portuense Ana Capicua, o músico alternativo Stereossauro – que já foi campeão mundial de scratch -, Nilton – para quem está reservado um resumo do dia – e Ricardo Campos, estudante de pintura que vai criar uma obra durante todo o evento.

Os oradores estarão distribuídos por quatro painéis distintos. No primeiro dia é apresentado o painel “Disrupção”, do qual fazem parte oradores como Tanya Ruivo e Rafael Polónia, que já percorreram meio mundo de bicicleta; Teresa Branco, mentora do projeto “Aconchego” da Câmara Municipal do Porto; Zach Mainen, neurocientista e dirigente da Fundação Champalimaud; Rui Tavares, historiador e deputado no Parlamento Europeu e João Paulo, fundador do Porto Pride.

Luís Feijó

Luís Feijó trabalha desde os 17 anos na indústria ótica pelas mãos do tio. Há 40 anos ligado à ótica, Luís Feijó acredita que “tudo nasce de muito trabalho”. Atualmente, é CEO da Shamir em Portugal e colabora diretamente com o departamento de Investigação&Desenvolvimento da empresa em Israel, com quem desenvolveu e patenteou um dos mais modernos instrumentos do mundo para tirar medidas optométricas para a produção de lentes oftálmicas personalizadas.

O segundo painel, “Criação”, contará com a atuação de Capicua. Passarão ainda pelo painel André Dias, Luís Feijó, Catarina Mota, cofundadora da Open Materials, Catarina Lente, criadora do “Puxxle“, uma mistura de pixéis e puzzles que transformam o 2D do computador nos 3D reais, Simon Schneider, diretor da Innocentive e Pedro Caride responsável pela “Por Vocação“.

Durante a tarde haverão ainda mais dois painéis: “Composição” e “Visão”, que vão contar com Antonio Muiños, galego que dedicou os seus estudos e projeto de vida às algas; Miguel Gonçalves Mendes, autor do filme “José e Pilar” e a preparar a adaptação de “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, da autoria de José Saramago; Ana Rita Ramos, fundadora da revista “Gingko” e Jorge Crespo, campeão europeu de Public Speaking. Nilton, este ano um dos “hosts” do evento, fechará mais uma edição do TEDxO’Porto.

O programa para o TEDxO’Porto do próximo sábado, dia 13 de abril, está fechado. As últimas inscrições ainda podem ser feitas no site do evento que está quase a esgotar os bilhetes para a edição de 2013. O evento vai decorrer na Alfândega do Porto.

O que é o TEDx?

O TEDx é um conjunto de conferências TED (organização sem fins lucrativos, centrada em temáticas-chave: Technology, Entertainment, Design – Tecnologia, Entretenimento e Design) organizadas localmente e de forma independente.

A iniciativa tem como objetivo reunir comunidades numa partilha de ideias e experiências com o principal objetivo de motivar a intervenção humana, através do diálogo sobre diferentes projetos que cada um dos participantes criou ou onde participa.

O projeto começou em 1984 na Califórnia e desde aí já recebeu muitos oradores, dos mais conhecidos aos mais desconhecidos, nas mais diversas áreas. Bill Gates, Al Gore, Julian
Assange, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Philippe Starck, Isabel Allende e Gordon Brown foram algumas das personalidades que já foram convidadas das conferências TEDx.