O blogue chama-se “Ganhem Vergonha” e é assim que termina todas as suas denúncias. O objetivo do projeto é fiscalizar os “anúncios de emprego desavergonhados”, colocados na Internet, e enumerar todos os “empregadores sem vergonha”. No Manifesto da plataforma pode ler-se que “nenhuma crise desculpa a falta de vergonha na cara”.

Francisco, representante do “Ganhem Vergonha”, contou ao JPN que a ideia surgiu depois dos organizadores, à procura de emprego, contabilizarem várias “propostas de empregos ilegais”. Entre as ofertas de trabalho denunciadas no site podemos verificar anúncios para trabalho não remunerado que exigem qualificações superiores ou exemplos de empregos a tempo inteiro com pagamento inferior ao salário mínimo.

Um dos casos denunciados consiste numa oferta de emprego para um programador com conhecimentos em CSS, HTML, PHP e CRM que esteja disponível para trabalhar de graça durante quatro meses. Noutro exemplo, uma jovem jornalista acusa a entidade empregadora de lhe exigir o trabalho normalmente feito por 4 pessoas com um salário de 680 euros a recibos verdes e com deslocações quase totalmente pagas pela funcionária.

As denúncias têm causado incómodo a alguns empresários e Francisco conta que já recebeu vários e-mails com queixas e justificações por parte dos anunciantes. “Houve uma empresa que até nos ameaçou, através de um advogado”, conta. No entanto, a maior parte das queixas não segue em frente porque os empregadores não conseguem provar a legalidade das ofertas de emprego.

O site tem ganho notoriedade e Francisco afirma ter a “caixa de e-mail entupida” com denúncias e afirmações de apoio: “Várias pessoas já se ofereceram para nos ajudar ou até fazer um site novo”, conta. Atualmente, a organização está a estudar o futuro do projeto.