O Carsharing – sistema de aluguer de carros para uso ocasional – é uma realidade cada vez mais comum em Portugal. O serviço pretende criar uma poupança económica e ambiental baseada na partilha do transporte entre famílias e empresas.

O mesmo carro pode servir várias pessoas: em vez de muitos carros parados, existe um veículo sempre em movimento. Desta forma pretende-se diminuir o trânsito nas cidades e o impacto ambiental. Para além disso, é uma oportunidade de reduzir os custos às empresas e famílias que não tenham veículo próprio e necessitem do carro apenas ocasionalmente.

Em comparação com o veículo particular, o Carsharing estabelece-se como uma alternativa mais económica, pois os utilizadores não têm de pagar a manutenção, o seguro ou o imposto de circulação. Em comparação com os transportes públicos tradicionais (comboio, metro ou autocarro), o serviço é mais caro mas também oferece maior flexibilidade de horários e trajetos, já que é conduzido pelo utilizador com total liberdade e está disponível 24h por dia.

Serviço já chegou a Matosinhos

Em Lisboa, o serviço Mob já está disponível desde 2008. No Porto, o sistema Citizenn foi agora alargado a Matosinhos. Os utilizadores têm apenas de aderir ao serviço, reservar através da internet ou por telefone, levantar o carro e no fim deixá-lo de novo no “parque“onde foi levantado.

O pagamento é efetuado através de um cartão específico. Rui Silva, representante da Transdev, proprietária do sistema Citizenn, explicou ao JPN que os utilizadores “podem circular com os veículos para fora da cidade e fazer quantos quilómetros desejarem”, até “porque o veículo conta com sistema Via Verde”. Sobre a experiência no Porto, afirmou nunca ter havido “tentativas de roubo” dos veículos por partes dos utilizadores.

Atualmente, existe um cartão próprio para a utilização dos veículos, no entanto, Rui Silva adiantou que “existem negociações com as entidades competentes para inserir o sistema andante no Carsharing”.

O preço da viagem é estabelecido pela distância percorrida e o tempo de aluguer. As tarifas no Porto vão desde 99 cêntimos a 3,49 euros por hora e de 29 a 53 cêntimos por quilómetro, dependendo da distância percorrida e do carro utilizado. Para usufruir dos preços mais baixos, os utilizadores podem fazer uma assinatura mensal com vigência mínima de um ano.