Aprender línguas na Internet (e não só) está longe de ser uma novidade, mas o Duolingo oferece um método diferente e, no mínimo, original para o fazer.

A inscrição é grátis, pode ser feita através do Facebook, e basta escolher uma de entre as seis línguas que o site disponibiliza: inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e português.

Depois, é possível começar a jogar enquanto se aprende. Como qualquer videojogo, começa-se pelo nível mais fácil e a dificuldade vai subindo à medida que se resolvem diferentes desafios, que podem ser, por exemplo, corridas contra o tempo. Outra grande semelhança com os jogos convencionais são as vidas, que ora se ganham, ora se perdem com os erros, e, sem elas, é impossível passar de nível. O site aposta em vários tipos de exercícios, que vão desde simples traduções até à compreensão visual e auditiva.

Para testar a eficácia do Duolingo, um professor da Universidade de Nova Iorque, nos EUA, submeteu alguns testes a cerca de 200 alunos que tinham aprendido espanhol no Duolingo. O professor concluiu que os estudantes precisaram de uma média de 34 horas para aprender matéria que é normalmente dada num semestre, num curso da sua universidade. Embora os cursos variem de instituição para instituição, foi possível apurar que, pelo menos neste caso, poupa-se tempo com o Duolingo.

O criador do jogo, Luis von Ahn, da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), é também o pai do CAPTCHA, o sistema de verificação de palavras para filtrar spam em websites.