“Não incumbe ao Estado o exercício da solidariedade social, porque o Estado está tão longe das pessoas e das instituições que não o faria bem”, disse Isabel Jonet, numa das frases que marcou o segundo Fórum de Empreendedorismo e Inovação Social, realizado ontem, 18 de abril, no auditório da Junta de Freguesia de Paranhos.

“A intervenção social passa, necessariamente, pelas instituições de solidariedade social”, sublinhou a presidente do Banco Alimentar e da Entrajuda, salientando a importância da solidariedade entre as camadas juvenis: “Há muitos jovens que querem dar o seu tempo, que querem dar aquilo que sabem fazer, nomeadamente na matéria de novas tecnologias e destas novas redes sociais. E as instituições precisam disso”.

Em declarações ao JPN, Isabel Jonet apontou a falta de informação e o descrédito nas instituições como maiores entraves a uma participação social mais ativa entre os jovens, que, muitas vezes, “chegam às instituições, que não são bem aproveitadas, e acham que são todos uns velhos que não têm paciência para falar”, comentou.

O espaço UP!

O UP!, inicialmente com o nome Hub Porto, é um espaço disponibilizado pela Junta de Freguesia de Paranhos, que visa ajudar jovens e não só, que tem projetos e ideias inovadoras relacionadas com o empreendedorismo social. No espaço UP! podem ser realizados eventos, reuniões, formações, exposições, apresentações, mas, também, podem ser implementados projetos, que, por sua vez, podem ser alojados durante dois anos nas instalações de forma gratuita.

Paulo Cardoso, responsável pelo Pelouro de Inovação Social, Empreendedorismo e Conhecimento, da Junta de Freguesia de Paranhos, relembrou a importância do espaço UP! como bom veículo de ação social. Em regime de cowork e vocacionado para o empreendedorismo social, o UP! inclui projetos de reinserção social e de combate ao bullying.

Num primeiro painel, o segundo Fórum de Empreendedorismo e Inovação Social discutiu “as mudanças que a crise exige”. Seguiu-se um debate intitulado “Fazer diferente, faz diferença”, que contou com a apresentação de vários projetos inovadores, no âmbito do empreendedorismo social.