Durante a CinemaCon, evento dirigido aos proprietários e operadores de cinemas, que terminou esta quinta-feira em Los Angeles, nos EUA, a maior novidade veio de uma galáxia muito distante. O “intermediário” foi Alan Horn, presidente da Walt Disney Studios, que revelou aquilo por que muita gente ansiava: as datas da nova trilogia da “Guerra das Estrelas”.

Sem mais demoras: 2015, 2017 e 2019. É verdade que não se tratam de datas específicas, com dia e mês, mas é o suficiente para deixar água na boca dos fãs de Luke Skywalker e companhia, que, muito provavelmente, também vão entrar nos novos episódios.

O primeiro novo capítulo, o VII, vai ser escrito por Michael Arndt (Toy Story 3) e realizado por J.J. Abrams, também responsável pelo reboot de Star Trek.

Um Yoda simpático

Alan Horn levou a plateia às gargalhadas, na CinemaCon, ao descrever a primeira visita que fez, recentemente, ao campus da Lucasfilm, na Califórnia. “Existe lá uma estátua do Yoda, de 2,50 metros, e, enquanto vocês caminham pelo corredor, ele diz: ‘Que a Força esteja contigo!’. E eu respondi: ‘Contigo também, meu irmão!’. Porque, o que é que eu havia de dizer?”.

Uma overdose de “Guerra das Estrelas”

No entanto, Alan Horn fez questão de adoçar um pouco mais esta CinemaCon. O presidente da Walt Disney Studios revelou, também, que está previsto o lançamento de spin-offs entre os anos dos novos episódios, ou seja, 2016 e 2018. Isto significa que, num futuro próximo, a saga Star Wars vai ser alimentada consecutivamente, e até mesmo os céticos em relação à preservação das origens dos filmes, devem ficar descansados, visto que o objetivo da Disney é fazer de personagens históricas, como Yoda ou Boba Fett, os protagonistas das histórias.

Isso, acrescido ao facto de Lawrence Kasdan – que escreveu o episódio V (“The Empire Strikes Back”) – ter sido confirmado como um dos argumentistas destes spin-offs, torna todo o processo mais pacífico para o público tradicional da saga.