Na passada sexta-feira, 19 de abril, Filipa Martins voltou a fazer história. Depois de conseguir um apuramento nunca antes presenciado para a final “all around” do campeonato europeu de ginástica artística, arrecadou um 15.º lugar nesse mesmo evento. Face a mais 23 atletas, a ginasta portuguesa conseguiu um total de 52,333 pontos e ficou à frente de atletas de países como Hungria, Alemanha, Grã-Bretanha e Áustria, onde esta modalidade tem mais renome.

“Não, não estava à espera de ir à final, mesmo que esse fosse o meu objetivo para o campeonato”, explica Filipa Martins ao JPN. “O que queria era fazer uma prova limpa para tentar conseguir a final”, acrescenta. Na final, e face à pontuação conseguida, a atleta considera a prestação muito boa, ficando “mesmo contente”.

O regime de treino de Filipa foi diário e procurou colmatar, dentro do possível, quaisquer falhas da atleta. E, segundo a mesma, os apoios que teve “foram bons”, mesmo quando comparados a atletas de outros países.

Apesar de este ser o primeiro campeonato a nível sénior da ginasta, a sua estreia europeia data de 2010, ano em que, ainda júnior e “inexperiente” – como se classificou Filipa -, ficou em 3.ª reserva para a final “all around”. Já como sénior, chegou às finais por aparelho na Taça do Mundo em Cottbus, na Alemanha.

A ginástica artística já faz parte da vida da atleta há 13 anos. Quando questionada sobre se os Jogos Olímpicos são o seu próximo objetivo, Filipa confirma: “É um dos meus maiores sonhos”. No entanto, vai tentar focar-se no dia-a-dia, pois tem “mais competições” e o desejo é “fazer o melhor em cada uma”.