É esta segunda-feira, em Lisboa, que a Federação Portuguesa de Surf (FPS) e o Instituto Hidrográfico (IH) lançam a aplicação “Qual é a tua onda?” e assinam um protocolo de parceria.

A aplicação, via internet, disponibiliza conteúdo para várias praias da costa portuguesa sobre “previsões espaciais da altura e do período das ondas, assim como previsões da maré e do vento local”.

De acordo com a Agência Lusa, a FPS afirma que a informação é baseada numa “combinação de um conhecimento preciso da topografia litoral, aliado à modelação detalhada do ciclo de vida da agitação marítima, validada por uma rede de observação em tempo real”.

Os “parâmetros são depois utilizados na avaliação da qualidade das ondas para a pratica da modalidade, descrito por um índice de qualidade de surf”, explica a FPS. Também o Instituto Hidrográfico adianta que “pretende continuar a aperfeiçoar” a aplicação e que, para tal, precisa da colaboração da comunidade surfista.

A iniciativa tem por objetivo apoiar o crescimento do surf em Portugal.