É a segunda edição da Newscomers Week no Porto e vai decorrer entre dia 26 e 29 de abril, na Exponor. Este ano, a semana da juventude tem como mote o tema “Miss you”, reunindo, novamente, diversas atividades – sobretudo concursos – em várias áreas.

Futuros manequins, com idades entre os 13 e os 19 anos, poderão participar num casting de moda, organizado pela Best Models. Estão ainda agendados outros concursos, com inscrições abertas no site, entre eles de ilustração, de escrita criativa, de guitarra e de design de produto, para jovens entre os 14 e os 25 anos e que têm como prémio um computador portátil.

Os visitantes poderão também participar no torneio de basquetebol 3on3 Power Movement, jogado de três para três, um formato semelhante ao de “street basketball”, ou assitir ao concerto dos britânicos Esben and the Witch.

A Newcomers Week é ainda palco de outros eventos, como a 9.º edição do AcrobActic, concurso design de vestuário vocacionado para lançar a carreira de novos criadores e a 8.ª edição do Eurobattle, um dos maiores concursos de dança urbana do mundo. Para o primeiro concurso, que decorre dia 26 de abril, o acesso é restrito a convidados.

A Eurobattle, que se realiza entre 26 e 27 de abril, conta com a participação de bailarinos vencedores das etapas de qualificação e campeões de anos anteriores, ainda que outros bailarinos se possam inscrever. Este ano, a Eurobattle recebe também a estreia exclusiva do documentário Bouncing Cats, da Red Bull.

Em parceria com a QUALIFIC@ , feira de formação e emprego, a Newcomers Week tem como objetivo “despertar consciências, desenvolver o espírito crítico, inspirar e apelar à criatividade” e distinguir talento entre os jovens.

Os preços variam, consoante os eventos – o bilhete diário para a Newcomers Week é de três euros, mas não inclui entrada para o concerto de Esben and the Witch (6 euros) nem para a Eurobattle (entre 5 e 30 euros). Todos os bilhetes estão à venda na Ticketline.

Notícia atualizada às 17h32 do dia 23 de abril