Visitar Marte pode ser um desejo de muita gente, ir viver para Marte talvez peça um pouco mais de coragem. Ainda assim, a organização Mars One, da Holanda, já recebeu mais 10 mil e-mails de interessados em participar num projeto inédito: mudar-se para Marte em definitivo.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos e menos de 40, ser criativos e curiosos, com capacidade de criar e manter relacionamentos, espírito aventureiro e, acima de tudo, uma grande predisposição mental.

Bas Lansdorp, presidente da organização, quer enviar grupos com quatro pessoas de cada vez – dois homens e duas mulheres – sendo que os primeiros “marcianos” devem chegar ao planeta vermelho em 2023. Já o segundo grupo, em 2025.

As etapas da missão

2016 – Envio de um satélite de comunicações e mantimentos
2018 – Envio de uma sonda terrestre para procurar o melhor lugar para os astronautas ficarem 2020 – As casas chegam a Marte juntamente com uma nova sonda e mantimentos. As sondas começam a preparar chegada dos residentes
Setembro de 2022 – A tripulação parte para Marte num habitat móvel
Abril de 2023 – Chegada a Marte

Antes da viagem, e como é expectável, os astronautas vão-se sujeitar a um programa longo (sete anos) e intensivo de treino e preparação para uma vida totalmente diferente. Os equipamentos que vão transportar as pessoas vão ser testados oito vezes antes da viagem definitiva e, em 2016, começam os preparativos em Marte, com o envio de um satélite de comunicações.

Os astronautas serão escolhidos num programa televisivo e a partida, a chegada e várias partes da missão em Marte vão ter transmissão pela internet em live streamig. Aliás, o organizador da aventura acredita que a vida em Marte vai ser “o maior espetáculo de media de sempre”, pois “todos vão querer ver o que se passa”, explicou Lansdorp, numa conferência de imprensa em Nova Iorque.

A Mars One conta já com o apoio de diversas agências aeroespaciais que se mostraram interessadas na ideia e capazes de fornecer os equipamentos necessários para as várias fases da missão. O projeto terá um custo de aproximadamente 4,6 biliões de euros financiados por empresas privadas e receitas de publicidade.