A Porto Business School (PBS) deu a conhecer, esta terça-feira, as suas futuras instalações, na Quinta das Sedas, em Matosinhos. Belmiro de Azevedo, Guilherme Pinto e José Carlos Marques do Santos foram alguns dos convidados que estiveram presentes na visita do futuro campus.

O projeto de 15 milhões de euros vai oferecer espaço para mil alunos, assim como um auditório destinado a eventos, que terá uma capacidade para cerca de 280 pessoas. Neste sentido, a PBS vai poder aumentar o seu volume de atividade, assim como o número de programas oferecidos.

Um dos objetivos principais é aumentar o número de estudantes estrangeiros, através do reconhecimento internacional da instituição. Para Nuno de Sousa Pereira, diretor da Porto Business School, “é a concretização de uma ambição”, que pode contribuir para que a PBS seja “conhecida como uma escola de referência a nível nacional e internacional”.

Belmiro de Azevedo deixa recado

Belmiro de Azevedo, presidente do conselho de administração da Porto Business School, encerrou a apresentação das instalações, comentando a situação político-económica do país e as melhorias possíveis a seu ver: “O Governo devia criar emprego barato, remunerar os mais capazes e pagar o satisfatório para as pessoas viverem, aos menos capazes”, referiu o empresário.

A Porto Business School tem o MBA mais internacional de Portugal e já conta com presenças nos principais rankings mundiais. “Queremos que todos aqueles que pretendem fazer uma formação executiva de eleição, considerem, no seu processo de eleição, a nossa escola”, explica Nuno de Sousa Pereira.

José Carlos Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto (UP), relembra que o objetivo é fazer com que a PBS seja “a melhor escola portuguesa de negócios e uma das melhores do mundo”. Segundo o reitor da UP, “esta cooperação entre as duas entidades [UP e PBS], vai permitir, à própria Escola de Negócios, recrutar mais estudantes estrangeiros”, já que a Universidade do Porto tem cada vez mais prestigio a nível internacional.

“Com esta obra fazemos a diferença”

Gilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos, explica que a obra na freguesia da Senhora da Hora “é uma visão do futuro, uma visão do território”. De acordo com o autarca, Matosinhos tem uma ambição, “ser a parte mais sedutora da Área Metropolitana do Porto”. Isto para que “não haja na região o que acontece no país, uma macrocefalia que desvia, para a cidade mãe, tudo aquilo que é interessante”, acrescenta.

O novo campus está a ser construído de acordo com normas de sustentabilidade e eficiência energética e tem a inauguração prevista para fim de 2013.