Depois do sucesso da primeira edição, em Coimbra, o Encontro Nacional de Estudantes de Design (ENEDesign) está de regresso, mas desta vez à cidade do Porto. A ideia partiu de um grupo de estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP), que quis trazer o encontro até à cidade Invicta.

Apoios

O ENEDesign 2013 tem como apoios institucionais a Câmara do Porto, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS) e o Instituto de Investigação de Design e Cultura (ID+). Ao evento associaram-se, ainda, marcas como a Moche, a Smart, a Norcópia ou a Posca.

As atividades calendarizadas variam entre workshops, masterclasses, conferências e convívios noturnos. O ENEDesign 2013 vai receber convidados de quatro áreas distintas do Design: Comunicação, Moda, Multimédia e Produto. Nomes como Dino dos Santos, Frederico Martins, Oskar & Gaspar e Pedro Gomes, são presenças garantidas.

O evento vai decorrer em cinco espaços diferentes da cidade: a FBAUP e a Faculdade de Engenharia (FEUP) recebem as atividades durante o dia. À noite, o ENEDesign desloca-se para três dos espaços mais conhecidos da zona histórica portuense: o Armazém do Chá, o Plano B e o Passos Manuel.