A festa começou a partir das 15h, este domingo, com o objetivo de construir a “Maior estrela humana de sempre”, adianta a organização da Fundação “Realizar um Desejo”, em comunicado no site oficial. A participação teve o custo de um euro e, em troca, era oferecida uma t-shirt do evento. As contribuições foram destinadas à realização dos desejos das crianças.

A instituição tem o propósito de, tal como o nome o diz, tornar realidade os desejos de crianças dos 3 aos 18 anos, “com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas”. A fundação acredita que, “para uma criança gravemente doente, ver o seu desejo realizar-se significa que nada é impossível, significa recuperar a esperança e a força para continuar a lutar, significa poder esquecer por uns momentos a sua doença e ser simplesmente uma criança”.

Sofia Pascoal, da Fundação “Make a Wish”, sublinha que a instituição encara os pedidos como um desafio, sem olhar à dificuldade dos mesmos, mas garante que uns são mais desafiantes do que outros. É o caso da Sofia, que pediu para ir aos Óscares, desejo que a “Make a Wish” concretizou com a ajuda da Make a Wish International e a Make a Wish America.

Sofia adianta que a fundação não impõe limites aos sonhos das crianças, motivo pelo qual recebem pedidos desde ir ver o Papa até um computador portátil, sem deixar de parte a experiência de ser modelo, de conhecer o Cristiano Ronaldo e ainda o Justin Bieber, ou até a Hello Kitty.

A fundação já realizou mais de 200 desejos de crianças com doenças graves, mas admite que a origem de alguns dos desejos é desconhecida. Sofia garante que a “Make a Wish” é vista como uma fada madrinha que proporciona um dia diferente sem doenças.

A “Realizar um Desejo” opera em conjunto com hospitais de todo o país, sendo que estes desempenham um papel avaliativo da possibilidade da criança se candidatar à “Make a Wish”. Se assim se verficar, são os hospitais que apresentam a fundação às crianças para que esta possa fazer a diferença.