Foi este domingo que a portuguesa Filipa Martins subiu ao terceiro lugar do pódio da Taça do Mundo de ginástica artística feminina, em Liubliana, na Eslovénia. A atleta fechou a prova com um um total de 13,200 pontos, marcando a terceira posição. A barreira que separou a ginasta portuguesa das duas empatadas na primeira posição – a canadiana Elisabeth Black e a húngara Noemi Makra – foi de 50 milésimas.

A atleta do Sport Club do Porto já tinha conquistado o sétimo lugar na final da prova de trave, que também foi liderada pelas adversárias canadiana e húngara. No sábado, a atleta reservara o quarto lugar na prova das paralelas assimétricas.

A assessora de imprensa da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) citou, à Lusa, as palavras de Filipa: “Estou radiante com a medalha de bronze e sem palavras para descrever a emoção. No futuro vou tentar fazer pelo menos igual, ou melhor”.

Torneio Internacional de Ginástica Rítmica

Mas não é só Filipa que tem garantido medalhas à FGP. No torneio internacional de ginástica rítmica AGN 2013, que teve lugar em Anadia de 26 a 28 de abril, Portugal arrecadou oito medalhas.

A prova contou com a presença de 90 atletas de 16 países diferentes e Portugal marcou presença com representações nos escalões de Iniciadas, Juvenis, Juniores e Séniores. Rita Araújo, na classe de iniciadas, sagrou-se vencedora do “all around”, ou seja, venceu em todos os aparelhos.

Em Juniores, a final por aparelhos foi das três cores portuguesas. Rafaela Valente conquistou o 1.º lugar na Bola e na Fita, o 2.º lugar nas Maças e o 3.º no Arco. Já no escalão sénior, foi Maria Canilhas que se destacou com a medalha de prata no Arco e Fita, e bronze na Bola. As portuguesas Joana Cardoso, Tânia Domingues e Angelica Faydevich foram terceiro lugar nas Maças, na Fita e no Arco, respetivamente.