Carlos Costa, governador do Banco de Portugal (BdP), apresentou, esta segunda-feira, a nova nota de 5 euros, em Lisboa. Durante a sessão, foi também inaugurada uma exposição alusiva à nova nota, na antiga Igreja de São Julião, e que está aberta até 10 de maio.

Apresentada em janeiro por Mário Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), a nova nota de 5 euros é a primeira da série “Europa” a entrar em circulação. As restantes notas serão lançadas gradualmente e por ordem crescente de valor: 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros.

Esta série é inspirada na figura da mitologia grega que deu origem ao nome do continente europeu. A imagem, propriedade da coleção do Louvre, em Paris, foi retirada de um vaso milenar encontrado no sul de Itália e vai passar a integrar o holograma e a marca de água.

Nas margens esquerda e direita da frente da nota, figuram pequenas linhas impressas em relevo, que se destinam a facilitar a identificação das notas, especialmente a cegos e amblíopes. Os padrões e cores das novas notas vão manter-se idênticos aos da primeira série, introduzida em 2002.

Em comunicado, o BdP refere que a série “Europa” inclui os “melhores elementos de segurança que levam em linha de conta os progressos alcançados na segurança e tecnologia”. Será, também, uma série mais duradoura, “o que significa que as notas serão substituídas com menor frequência”, reduzindo os custos e o impacto no meio ambiente.

Para preparar a introdução das novas notas de 5 euros, o BdP estabeleceu um protocolo com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), criou cursos de e-learning para os bancos, e colocou 32 formadores a cobrir “as necessidades de formação presencial em todo o território nacional”.