A engageLab, uma equipa da Universidade do Minho, desenvolveu a “Bridging Book“, uma aplicação que redefine o conceito de leitura e concilia as diferenças dos dois suportes de leitura. Graças à aplicação, o leitor pode ler o mesmo livro tanto em suporte de papel como em virtual, já que ambos de complementam entre si.

Através do seu smartphone ou tablet, o leitor pode aceder a conteúdos multimédia enquanto folheia as páginas do livro em papel. O livro físico é colocado ao lado do dispositivo e o conteúdo é sincronizado. Quando se folheia uma página do livro, o conteúdo no ecrã acompanha o conteúdo em papel.

A ideia é dinamizar o conteúdo estático do papel através de conteúdos dinâmicos interativo. Para que esta leitura dinâmica seja possível, não é necessário que o livro esteja ligado fisicamente ao equipamento. A sincronização é conseguida através de pequenas peças magnéticas que são imbuídas nas páginas do livro e detetadas pela aplicação.

Para já, a aplicação foi desenhada para um livro infantil. As ilustrações da versão impressa são alargadas através da versão virtual, facilitando uma maior interação.

A “Bridging Book” vai ser apresentada na maior conferência internacional dedicada à interação do homem com o computador, a Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI 2013), que vai decorrer durante esta semana, em Paris e que conta com a participação de mais de 60 países.

Bridging Book from engageLab on Vimeo.