“Num período em que o número de jovens licenciados no desemprego cresce de forma galopante…”, afirma, em comunicado no site oficial, a organização da Job Party, que, por causa disso mesmo, vai marcar presença em várias universidades portuguesas, incluindo a do Porto.

Há quatro anos, a Fórum Estudante apresentou a Missão 1.º Emprego, uma iniciativa com o objetivo de ajudar universitários e recém-licenciados a entrarem no mercado de trabalho. Desta forma, a iniciativa é composta por 20 “festas de emprego” sobre “temáticas da inserção profissional e integração no mercado de trabalho”.

Sucesso em 2012

Em 2012, as “job parties” contaram com a presença de 1900 participantes e 90% deles avaliaram as sessões com um grau de satisfação bom ou muito bom.

Direcionadas para estudantes e sem custo de adesão, as “job parties” baseiam-se, essencialmente, em workshops. A Missão 1.º Emprego dispõe de 20 sessões de “job parties” com vários assuntos, desde a criação do CV até à criação de negócio.

O programa inclui um Guia do 1.º Emprego, uma Conferência Nacional sobre Primeiro Emprego, o Encontro Nacional de Gabinetes de Saídas Profissionais do Ensino Superior – que se realizou a 10 e 11 de janeiro de 2013 – e, claro, as “job parties”.

A quarta edição da Job Party chega à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) no dia 16 de maio. Antes disso, vai à Universidade do Algarve, a 3 de maio, à Universidade do Minho, no dia 7, à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), dia 8, e à Universidade Técnica de Lisboa (UTL) – Instituto Superior Técnico, no dia 15. Sempre com sessões a decorrerem entre as 8h45 e as 17h30.