A primeira competição portuguesa, a nível internacional, de casos de negócio, vai ser realizada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), de dia 21 a 25 de outubro.

O evento foi planeado “depois das vitórias nas competições de Maastricht e Singapura, em 2011 e 2012”. Foi nessa altura que a faculdade percebeu estarem reunidos os requisitos para se tornar “a primeira escola portuguesa a organizar um evento desta natureza”, diz ao JPN Ana Duarte, do gabinete de comunicação da FEP.

O elemento diferenciador desta competição vai ser “o formato de Live Case”, no qual uma empresa anteriormente selecionada “apresenta ao vivo o desafio que se pretende lançar”, sendo esse mesmo desafio “um problema da empresa”.

O formato Live Case “permitirá que os estudantes explorem as suas competências analíticas e criativas enquanto interagem com a comunidade empresarial portuguesa”, além de darem um contributo relevante “junto da empresa que apresenta o problema”.

A FEP em competição

Desde 2006 que FEP participa e ganha prémios em competições internacionais. Em 2012, venceu a Asian Business Case Competion, em Singapura, e apurou-se para final da Global Business Case Competition, em Seattle, e em 2011 venceu a competição em Maastricht.

Recentemente, a FEP venceu a Maastricht International Case Competition, que decorreu de 21 a 27 de abril de 2013, onde esteve representada pelos estudantes Miguel Lopes, Roberto Barbosa, José Francisco Sousa e Tiago Carneiro, acompanhada pela conselheira da faculdade Renata Blanc.

Uma oportunidade para a FEP se projetar

Ana Duarte explica que “é uma competição em que participam escolas de economia e gestão de diferentes pontos do globo e que consiste na resolução de casos reais sobre empresas”. As equipas são formadas por “quatro estudantes” e espera-se que estes “utilizem as capacidades e competências adquiridas na faculdade”. No total, vão existir nove equipas participantes que terão de resolver “um único caso em 40 horas”, acrescenta Ana Duarte.

Quanto às participações, são feitas “por convite, e têm em consideração o prestígio das escolas, bem como a participação em competições anteriores”. Segundo a responsável pela comunicação da faculdade, o evento “proporcionará considerável projeção internacional da FEP e da Universidade do Porto“, pela participação de faculdades de renome e pelo envolvimento da comunidade empresarial portuguesa.