Chama-se Ricardo Afonso, tem 38 anos e é português. O ator e cantor está em Londres, na Inglaterra, desde 2005, para lutar pelos seus sonhos e em busca de melhores oportunidades. Ao JPN, o artista confessou que sempre sonhou com palcos do West End e que a razão para emigrar foi o facto de “em Inglaterra existirem mais oportunidades no meio do entretenimento.”

O gosto pelo teatro musical começou muito cedo. Em 1995, foi apresentado a um grupo amador de teatro musical, os Sons Em Cena. Mais tarde, entrou na peça “Camaleão Virtual Rock”, de Filipe La Féria. Mas foi depois das produções que fez a bordo de cruzeiros com “Belinda King Cruise Productions”, que constatou que o que realmente queria fazer era teatro musical… em Londres.

“The Voice”

Recentemente, Ricardo Afonso participou no programa “The Voice“, no Reino Unido, com o objetivo de ganhar experiência e, ao mesmo tempo, estabilidade financeira. O cantor vê a sua entrada no programa como um grande passo, pois considera que no meio musical “a concorrência é feroz e pensar um passo à frente pode fazer a diferença”. No concurso, teve de escolher entre dois mentores que o queriam na sua equipa: Danny O’Donoghue, vocalista dos The Script, e Tom Jones. Acabou por se decidir por Danny O’Donoghue e não se arrependeu. “Ele sabe tudo do meio e tem a experiência do que é lutar e bater às portas de toda a gente”.

Contudo, os primeiros tempos não foram fáceis. Durante os primeiros seis meses, Ricardo Afonso não conseguiu audições e os seus esforços para entrar em contacto com agências não resultaram. “Lembro-me de ter enviado cerca de 50 envelopes com currículos, fotografias, showreel, demos, e não tive resposta de ninguém”, refere. Mais tarde, através da amiga e antiga produtora Belinda King, o cantor conheceu a sua agente atual e começou a fazer audições.

O ator de musicais acredita que ter ido para Londres lhe abriu muitas portas, uma vez que na cidade se investe muito em produções e espaços culturais. “A versatilidade é algo muito bom. Não era um dado adquirido à partida, mas sabia que se uma coisa não desse certo, poderia tentar outra”, acrescenta. Ricardo tem recebido mensagens de apoio do público britânico mas é perentório quanto à fama. “Por agora, as coisas correm bem e estou feliz por isso, mas sei que o sucesso é relativo e tenho os pés bem assentes na terra”.

A hipótese de voltar a Portugal não está posta de parte. Aliás, o protagonista da peça “We Will Rock You”, no West End, tem alguns projetos musicais em vista no nosso país. “Estou agora em conversações com dois grandes amigos, o Luís Fernando e o Rui Fingers, e temos ideias para fazermos música em Portugal”.