É nos próximos dias 9 e 10 de maio que se realiza a conferência internacional ICEE – “Energy and Environment: Bringing Together Economics and Engineering”, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Entre o painel de oradores estão vários nomes de referência da ciência económica, energia e ambiente, e, um deles, é Anil Markandya, que ganhou o prémio Nobel da Paz em 2007.

O investigador vai falar, entre outros temas, sobre os fatores racionais e não racionais na base de escolhas alimentares e sobre os respetivos impactos na saúde e no carbono, apresentando também novas formas de reduzir os gases com efeito de estufa ou o problema da obesidade e da diabetes tipo II.

Henrik Lund, consultor e conselheiro de diferentes organizações, nomeadamente da Comissão Europeia, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial, estará também presente para falar sobre sobre investimentos em energia sustentável, desenvolvimento industrial e criação de emprego.

A conferência pretende cruzar conhecimentos sobre desenvolvimento económico sustentável e debater a crise económica e projetos de infraestruturas.