Os internautas já podem saber como eram os seus países no século XVII, através de uma coleção de mapas históricos, disponível no Google Maps. O projeto, desenvolvido pelo colecionador norte-americano David Rumsey e pela Google, pretende dar a conhecer as alterações dos países desde o século XVIII.

Os documentos históricos foram disponibilizados pela Fundação David Rumsey – “Historical Map Collection”. Segundo o site oficial de Rumsey, “a nova ferramenta inclui a pesquisa geográfica através da localização no mapa e pela cobertura do mapa antigo sobre o mapa atual, numa janela do Google Maps”.

David Rumsey

David Rumsey tem-se dedicado à coleção de mapas históricos nos últimos 30 anos e deu agora permissão para digitalizar, com a ajuda de câmaras fotográficas de alta resolução, 120 dos seus 170 mil documentos históricos. Os mapas digitalizados são compostos por várias fotografias georeferenciadas, para que possam corresponder ao espaço correto dos mapas atuais.

Portugal, no século XVIII, foi desenhado pelo geógrafo italiano Giovanni Rizzi Zannoni, e corresponde à constituição do país entre os anos de 1736 e 1814. O mapa permite conhecer as fronteiras, as cidades e os distritos de terras lusas, em grande detalhe.

Além de Portugal, é possível visualizar 118 países de cinco continentes diferentes e um mapa completo da Europa de 1787. A lista de mapas disponíveis online pode ser vista aqui.