É um dos mais emblemáticos teatros da cidade Invicta e foi classificado Monumento Nacional em julho de 2012. Mas, desde 2008, o Teatro Nacional de S. João (TNSJ) encontra-se envolvido em redes de proteção, que aí foram colocadas para proteger os transeuntes das pedras que se soltam da fachada do edifício.

Vários trabalhos foram pensados, mas nenhum chegou a avançar. Em 2011, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Lage, propôs a inclusão desta empreitada na operação de requalificação do eixo Mouzinho-Flores, que beneficia de fundos comunitários.

O projeto de reestruturação do edifício que, em breve, deverá começar, foi desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Norte. Os trabalhos de restauro, avaliados em 630 mil euros, e com uma duração prevista de seis meses, foram atribuídos à STAP – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas.

Para poderem avançar, as obras que vão pôr um ponto final nas falhas do edifício, aguardam apenas pelo visto do Tribunal de Contas (TC), cujo prazo para se pronunciar termina no dia 24 deste mês.