O ciclo de “Ciência e Sociedade” arranca dia 15 de maio, com o debate sobre experimentação animal. Neste primeiro encontro, marcado para as 19h, Mónica Sousa, do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), e Luísa Ferreira, do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), vão discutir sobre a existência ou não de alternativas para a redução desta prática.

No dia 18 de maio, as potencialidades e perigos da utilização de transgénicos na agricultura é o tema do debate. A discussão, com hora de início marcada para as 18h, vai estar a cargo de Mariana Sottomayor, do IBMC e de Margarida Silva, da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A 22 de maio, vai falar-se de medicina. O oncologista António Araújo vai estar ao lado de Rui Nunes, da Associação Portuguesa de Bioética (APB), para falar das liberdades e responsabilidades dos utentes e perceber se a melhor medicina tem um preço. Por fim, é com privacidade e segurança na Internet que o ciclo de debates termina, no dia 29 de maio, com José Magalhães, jurista 2.0, e o historiador José Pacheco Pereira.

Os debates vão decorrer na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), no auditório Prof. Ferreira da Silva, no edifício FC6 – Departamento de Computadores. O ciclo “Ciência e Sociedade” foi organizado pelo Ciência 2.0, em parceria com a FCUP, com a Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SDdUP) e com o IBMC.