A Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação do Porto (AEESEP) lançou o apelo a todos os estudantes, para que se reúnam no próximo dia 22 de maio, a partir das 17h30, na estação de metro do Bolhão, num protesto contra os cortes do Governo na Educação.

“Não aceitamos nem mais um corte, não aceitamos que mais nenhum estudante desista de estudar por falta de dinheiro, não aceitamos nenhum estudante endividado”, refere a AEESEP em comunicado.

“E se nos disserem que a situação é inevitável, responderemos com a luta. Porque a situação em que nos colocaram não é inevitável, é uma escolha, uma escolha em benefício de alguns, desses que são os verdadeiros privilegiados”, sublinha a associação, que espera um protesto “representativo de uma tomada de posição dos estudantes do Porto quanto à situação de estrangulamento financeiro do Ensino Superior”, no distrito.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da UP (AEFBAUP) também já reagiu e aderiu à iniciativa. Em comunicado, afirma ser “urgente” a realização de protestos deste género “face aos cortes profundos que o Ensino Superior tem vindo a sofrer nos últimos anos”.

“Aplicar cortes a uma necessidade tão básica como o ensino é, a nosso ver, um ato irresponsável apoiado por quem vê a Educação e o Ensino Superior como um negócio. Não somos clientes, somos estudantes e exigimos um ensino sem quaisquer tipo de entraves, justo e de qualidade”, realça a AEFBAUP.

O anúncio deste protesto surge depois de várias associações de estudantes da capital terem levado a cabo, na semana passada, um protesto com o mesmo nome, onde marcaram a sua posição face aos cortes anunciados pelo Executivo de Passos Coelho.