O anúncio foi feito no passado dia 13: vai haver uma ligação direta entre Porto e Vigo a partir de 1 julho. É um comboio diário nos dois sentidos, com bilhete único – pago antes do embarque – e cuja viagem passará a ter cerca de duas horas de duração (menos 90 minutos que a atual). A revelação foi feita em Madrid, onde decorreu a XXVI Cimeira Luso-Espanhola.

O projeto da remodelação na rede ferroviária entre o Norte de Portugal e a Galiza envolve uma modernização da Linha do Minho em termos de eletrificação, de modo a que comboios mais modernos passem a circular em todo o seu troço – e não apenas até à estação de Nine, a partir da qual os comboios elétricos circulam apenas para o ramal de Braga, deixando à restante Linha do Minho composições a combustível. Os novos comboios trarão mais conforto, como diz o Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, ao JN.

Santos Pereira revela que os últimos detalhes ainda estarão a ser acertados entre a CP e a Renfe – a empresa ferroviária espanhola – e que o objetivo é ter uma ligação Intercidades entre Porto e Vigo em 2016. Essa viagem poderá durar apenas 90 minutos.

Por enquanto, a ligação entre a cidade invicta e a cidade mais populosa da Galiza terá esta nova viagem direta. O serviço atual, com paragens ao longo do percurso, irá manter-se, com uma das quatro ligações (duas ligações em ambos os sentidos) a ser substituída pelo novo serviço.

Esta remodelação parece vir resolver a questão do encerramento da ligação Porto-Vigo. Em 2011, a CP quis ir para a frente com a suspensão deste serviço. No entanto, a empresa ferroviária portuguesa voltou com a decisão atrás.