A associação Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero (ILGA) lançou ontem os materiais de trabalho para professores e alunos, no quadro do projeto “Tod@s somos precis@s”.

Financiado pela Comissão Europeia e empreendido em cooperação com nove países europeus, sob a coordenação do Instituto Dinamarquês dos Direitos Humanos, o projeto pretende combater o bullying LGBT em escolas.

Cada professor pode, a partir de agora, aceder aos materiais de trabalho através de um website próprio, e integrar a questão da discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género no plano da sua disciplina.

No mesmo website, são também disponibilizados testes e jogos para os alunos, com o mesmo propósito de sensibilização. Orgãos diretivos que pretendam incluir os Direitos Humanos das pessoas LGBT nos conteúdos programáticos das escolas, podem também aceder a materiais.

O lançamento dos conteúdos do projeto é feito na mesma semana do Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e Transfobia, esta sexta, dia 17 de maio. Nesta data serão divulgados em Haia os Relatórios da Agência da União Europeia para os Direitos Fundamentais, que documentam as experiências de exclusão de jovens lésbicas, gays, bissexuais e transgénero nas escolas europeias.