Estreou-se no Brasil, em maio de 1973 ,na história “Quem é o Morcego Vermelho?” e tinha como tarefa combater os bandidos. Os utensílios que usava na série eram “imaginados” pelo professor Pardal, e tinham nomes muito caraterísticos: pula-pula morcego, o bate-morcego, a moto-morcego ou a corda-morcego.

Morava no Beco do Morcego, numa lata do lixo, onde surgia muitas vezes a saltar da lata e a provocar imensos estragos, sempre que tinha uma missão à espera. Ao seu lado, surgiam a Borboleta Púrpura, ou melhor, a Glória – namorada do Peninha.

Mas coube ao Superpateta, criado em 1965 pelos norte-americanos Del Curry e Paul Murry, ter a honra de ser o primeiro super herói das histórias da Disney. O Morcego Vermelho não foi, assim, o primeiro super-herói a surgir no universo da Disney.

Mas em 1975, o alter ego do Peninha foi imitado pelo Morcego Verde – criação do Saindenberg -, uma homenagem a Zé Carioca que, apesar de não ter superpoderes nem artefatos especiais, era acompanhado por Nestor e uma ventoinha para fazer esvoaçar a sua capa.

Os super heróis da Disney são mais trapalhões do que outra coisa e, apesar de conseguirem a fama por causa da sorte ou do acaso, não deixam de ser personagens que encantam e maravilham os que gostam destas pequenas histórias.