A iniciativa é da revista Dédalo, em conjunto com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, e decorre de 23 a 27 de maio. O festival conjuga teoria com a prática e promete explorar o "potencial ativo da zona de Campanhã".

A revista Dédalo e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), de onde são os criadores da publicação, são os responsáveis pelo Dédalo RE_ACT: Urban, o festival urbano que propõe aos estudantes repensar alguns espaços urbanos da cidade.

O projeto desenvolve-se em duas fases, que decorrem no período de 23 a 27 de maio. Combinar momentos práticos – através da participação em workshops – com momentos teóricos – com apresentações e discussões – são os principais objetivos do festival, que conta, não só com arquitetos, mas também com artistas e sociólogos.

Revista Dédalo

Criada por um grupo de estudantes da FAUP, surgiu em 2006 e pretende agora consolidar-se como um “espaço de intervenção e crítica”. Arquitetura e atualidade são os principais temas da revista que surgiu em 2006 e que é escrita em português e inglês. O nome deve-se à mitologia grega e à história de Dédalo, o arquiteto do labirinto do Minotauro, onde ele próprio foi encerrado.

Em simultâneo, numa segunda fase, o Dédalo RE_ACT: Urban vai contar com performances, concertos e conferências. As últimas decorrem nos dias 24, 25 e 26 e, de acordo com o comunicado, “pretendem um equilíbrio entre momentos de apresentação e debate”.

Na escolha dos locais para a remodelação, foram tidas em consideração opiniões recolhidas nos últimos meses. O objetivo é explorar as “possibilidades de transformação urbana” e “abordar os problemas mais pertinentes” desses espaços urbanos.

Os projetos de remodelação realizados durante o workshop serão apresentados e discutidos e um deles será, numa fase posterior, escolhido para que seja executado, no espaço de uma semana, no mês de julho.

O projeto divide-se entre o Auditório de Campanhã e o edifício da FAUP, o programa já está disponível e o preço dos bilhetes varia, conforme seja para estudante ou não estudante. A compra pode ser feita online ou na Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura e a pré-venda decorre até dia 17 de maio. Além disso, a participação no festival permite a atribuição de oito créditos de “Formação Opcional em Matérias de Arquitetura” para admissão na Ordem dos Arquitetos.