Junho está à porta e, com ele, regressam as celebrações da maior festa popular do Porto, o São João. O dia dos martelinhos e do fogo de artifício ainda está longe – 23/24 de junho -, mas a festa começa já a 30 de maio, num mês de atividades tradicionais, artísticas e criativas.

O Edifício Axa, na Avenida dos Aliados, recebeu, esta quarta-feira, a conferência de imprensa onde foi anunciada a programação para a edição 2013 das celebrações. Na centro da mesa esteve o vice-Presidente da Câmara, Vladimiro Feliz. Acompanharam-no Odete Patrício, da Fundação de Serralves, João Carvalho, do Festival Primavera Sound, José Pedro Fontes, piloto português no Campeonato de GTs (Gran Turismo), e Manuel Marinho, neto do inventor do martelinho de São João, cuja invenção original irá voltar a circular este ano.

O orçamento para este ano é, segundo Vladimiro Feliz, o mesmo da última edição: cerca de 165 mil euros, com apoios de diferentes empresas privadas.

Quase cinco semanas de eventos espalhados pelo Porto

Entre os eventos a decorrer no próximo mês destacam-se, em semanas diferentes, o Festival Primavera Sound (30 de maio a 1 de junho), a 10.ª edição do Serralves em Festa (8 e 9 de junho), e o Circuito da Boavista (21 a 23; 28 a 30 de junho). No entanto, há mais por onde escolher neste mês de atividades.

Na primeira semana, entre 30 de maio e 6 de junho, destaca-se a 36.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). No dia da criança, a Casa da Música apresenta o concerto “Pedro e o Lobo e Outras Fábulas“, a primeira iniciativa de mais uma edição do “Verão na Casa”. Os jardins do Palácio de Cristal recebem a Festa da Criança entre os dias 31 de maio e 2 de junho.

Na semana seguinte, arranca o Serralves em Festa e, a partir de 14 de junho, começa o período mais artístico do São João, com novas inaugurações no Edifício Axa. Dois dias depois, decorre a Corrida de São João do Porto – onde se pode participar em uma de duas provas: uma corrida de 15 quilómetros ou uma mini-caminhada de cinco quilómetros.

O São João celebra-se a partir da noite de 23 de junho e estende-se durante todo o dia seguinte. Além do Grande Prémio Histórico do Porto, no Circuito da Boavista, que começa dois dias antes, as ruas do Porto irão acolher a 2.ª edição dos Ranchos em Arruada. A Casa da Música volta a entrar em cena com mais um Concerto de São João, pela Orquestra Sinfónica do Porto. A música continua com o Bailarico dos Aliados e o Baile das Fontainhas.

No dia 24, mais um concerto – desta vez pela Banda Sinfónica Portuguesa -, a Regata de São João e a Festa da Caricatura do PortoCartoon.

O último fim-de-semana de junho leva o Porto de volta ao Circuito da Boavista, desta vez para receber a prova portuense do World Touring Car Championship (WTCC). Nos Aliados, realizam-se as Rusgas de São João, um desfile pelas ruas da cidade até à Avenida, onde os diferentes grupos atuarão perante um júri.

Para mais informações sobre estes e outros eventos a decorrer nas celebrações do São João, foi disponibilizado um documento com o programa oficial.