A comemoração do Dia Internacional dos Museus, em Serralves, arranca no fim-de-semana de 18 e 19 de maio. Desta forma, no sábado (18), a entrada é gratuita, durante todo o dia, e domingo (19) também, ainda que só até às 13h.

“Lugares imaginários: Utopia e Transição” é a primeira exposição a ser inaugurada, dia 18, às 10h. O objetivo da exposição é estimular os jovens a antever e idealizar futuros, num projeto que resulta da parceria entre o Serviço Educativo da Fundação de Serralves e um conjunto de escolas, desde o ensino pré-escolar ao secundário. “Lugares Imaginários” está disponível até 19 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 17h.

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus é celebrado a 18 de maio. Desde 18 de Maio de 1977 que esta data é assinalada, por proposta do Concelho Internacional dos Museus (ICOM), um organismo da Unesco. Para comemorar a data, vários museus estão abertos gratuitamente, para toda a gente ter a possibilidade de visitar as suas exposições e obras e participar nas iniciativas preparadas para o dia. O horário de funcionamento dos museus é alargado, para facilitar a visita aos espaços museológicos de cada país.

As atividades de sábado passam ainda pela realização de uma oficina e um percurso para famílias. As “As Formas do Meu Museu” é uma exposição que convida a “contemplar e sentir os espaços aparentemente invisíveis do Museu de Serralves (…), brincar com a escala, questionar as texturas, desvendar os esconderijos”, refere a organização, em comunicado. O evento realiza-se das 15h às 18h. No domingo, 19 de maio, entre as 10h e as 13h, decorre novamente esta oficina para as famílias.

Ainda no sábado, vai ser explorada a biodiversidade do Parque de Serralves, num percurso a ser feito entre as 17h30 e as 18h30. O passeio promete explorar “os diferentes sentidos”, tais como “cores, formas, texturas, sons e cheiros”.

No domingo, realiza-se, no Parque de Serralves, outro percurso: “Arte na Paisagem”. Ao percorrer o parque, os visitantes serão surpreendidos, “em diferentes momentos, por obras de arte da Coleção de Serralves que habitam a paisagem”. A atividade está marcada para as 11h, com final previsto para as 12h.