A Universitas 21, uma rede de referência internacional que agrega universidades orientadas para a investigação, avaliou o ensino superior em 50 países. Este ano, Portugal melhorou o seu desempenho em relação a 2012.

Em parâmetros como o número de artigos produzidos e o seu impacto, a percentagem de inscritos com idades entre os 18 e os 23 anos e de licenciados empregados versus não empregados ou o número de instituições presentes no ranking de Shangai – o ranking de universidades mundiais – o ensino superior português passou do 28.º para o 27.º lugar desta categoria.

No indicador sobre a internacionalização e conectividade, que analise a percentagem de estudantes internacionais inscritos ou de artigos com co-autoria internacional, Portugal ficou em 21.º, subindo três lugares. O peso do feminino também entra nas contas: o aumento da percentagem de mulheres alunas e docentes nas instituições fez com que Portugal subisse do 21.º para o 19.º lugar.

Todos estes fatores conjugados fazem então com que Portugal alcance o 22.º lugar do ranking geral, à frente de países como Coreia do Sul (24.º) Itália (29.º) ou Brasil (41.º) e pouco atrás da Espanha (20.º). A tabela é liderada pelos Estados Unidos da América, Suécia, Suíça, Canadá e Dinamarca.

Em comunicado, o Conselho Geral dos Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) disse que esta classificação vem confirmar a qualidade das instituições de ensino superior portuguesas e da rede instalada no panorama mundial.