A Fundação Luso-Americana (FLAD) abriu concurso para docentes universitários portugueses desenvolverem um projeto de docência e de investigação nos Estados Unidos da América (EUA). Um dos objetivos a atingir é o reforço do ensino da língua portuguesa no país americano.

A fundação não apresenta um número fixo de vagas, mas garante que o grau de exigência na atribuição de bolsas será elevado. Uma das qualidades para requerir bolsa, por exemplo, é “possuir o grau de doutor”, indica o regulamento.

A candidatura dos docentes deve-se fazer acompanhar por um plano de trabalhos e um projeto de cariz docente e de investigação focado nos estudos lusófonos. A candidatura deve ser submetida através do formulário online, acompanhada dos documentos necessários, discriminados no regulamento.

A primeira fase do concurso realizou-se até 15 de março, mas a segunda fase aceita candidaturas até dia 15 de julho. Os resultados desta segunda vaga serão trazidos a público até 15 de setembro. Uma terceira fase abre ainda a 30 de setembro.

A FLAD oferece uma bolsa de quatro mil euros mensais e subsidia totalmente as despesas de deslocação para os EUA. Este numerário será atribuído para um período mínimo de um mês e máximo de quatro meses.