“Os portugueses têm sempre a mania que tudo quanto é estrangeiro é que é bom. E eu sou ao contrário. Acho que tudo o que é português é que é muito bom.” Foi com este apelo à portugalidade que Mário Moniz Pereira agradeceu o Globo de Ouro de Mérito e Excelência que recebeu pelas mãos de Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa.

“Os atletas que eu treinei durante toda a minha vida bateram recordes de Portugal, do Mundo, da Europa, recordes olímpicos”, disse o “Senhor Atletismo”, como é conhecido, fazendo referência aos vários anos que dedicou da sua vida à formação de desportistas. E, a quatro anos dos Jogos Olímpicos, não deixou de sublinhar: “Neste momento, o atletismo português está muito doente, e eu estou desconsolado com isto”.

“Cá estaremos sempre, para falar das coisas portuguesas.” Foi desta forma, e com a plateia do Coliseu dos Recreios a aplaudir em pé, que o professor, atleta, treinador e também autor de várias canções, terminou o discurso de agradecimento.

“Ninguém nos tira a nossa identidade, que é a cultura”

Numa gala dedicada aos que mais se destacaram em 2012, nas áreas do Cinema, do Teatro, do Desporto, da Moda e da Música (ver caixa), não faltaram críticas aos cortes na cultura trazidos pela austeridade e à crescente desvalorização da arte nacional.

Os premiados da noite

CINEMA
Melhor atriz: Dalila Carmo, em “Florbela”
Melhor ator: Nuno Lopes, em “Linhas de Wellington”
Melhor filme: “Tabu”
DESPORTO
Melhor Desportista Feminino: Dulce Félix
Melhor Desportista Masculino: Emanuel Silva e Fernando Pimenta
Melhor Treinador: José Mourinho
TEATRO
Melhor Atriz: Maria Rueff, em “Lar, Doce Lar”
Melhor Ator: Henrique Feist, em “Broadway Baby”
Melhor Peça/Espetáculo: “Três Dedos Abaixo do Joelho”
MODA
Melhor Modelo Feminino: Sharam Diniz
Melhor Modelo Masculino: Gonçalo Teixeira
Melhor Estilista: Nuno Baltazar
MÚSICA
Melhor Grupo: Expensive Soul
Melhor Intérprete Individual: Carminho
Melhor Música: Desfado, de Ana Moura
REVELAÇÃO DO ANO
Victória Guerra
MÉRITO E EXCELÊNCIA
Mário Moniz Pereira

“Nem sequer sabemos se haverá filmes suficientes para mantermos esta categoria.”, disse Dalila Carmo, depois de receber o prémio de melhor atriz de Cinema com o seu papel no filme “Florbela“.

Miguel Gomes, vencedor do Globo de Melhor Filme com “Tabu”, referiu-se à situação atual do país, dizendo que vivemos um “calvário aplicado pela troika de lá”.

Henrique Feist, vencedor do prémio de Melhor Ator de Teatro com a Peça “Broadway Baby”, também se mostrou descontente com o menosprezo dos espetáculos feitos por portugueses. “Falamos este ano de crise. Meus senhores, a cultura anda em crise há anos. Mas nós continuamos aqui para o que der e vier; porque ninguém nos tira a nossa identidade, que é a cultura”, disse.

No Desporto, a dupla Emanuel Silva e Fernando Pimenta, que este fim de semana arrecadou uma medalha de ouro para Portugal na Taça do Mundo de Canoagem, foi galardoada com o Globo de Ouro para Melhor Desportista Masculino. “A mensagem que a canoagem passou para o país foi que com pouco se pode fazer muito”, disse o representante da dupla, depois de subir ao palco para receber o prémio.

A atriz Victória Guerra foi premiada como Revelação do Ano 2012, numa escolha do público português feito através de voto telefónico.