O Dia Mundial das Redes Sociais celebrou-se, pela primeira vez, a 10 de junho de 2010. Desde então, as comemorações sucedem-se em mais de 70 países. A organização do Social Media Day, no Porto, pretende assinalar a data novamente este ano. No entanto, o conceito do evento vai ser renovado.

Daniel Pereira, membro da organização, diz que, “este ano, o evento [ainda] está pendente, pois falta discutir algumas questões”. Questões essas, essencialmente logísticas, que se prendem com o facto de o dia 30 de junho ser, em 2013, “um domingo”.

Apesar das dúvidas ainda por esclarecer, alguns aspetos já estão assentes: o número de oradores – 40 no ano passado -, vai ser reduzido para “cerca de 16, divididos em quatro painéis de quatro oradores”.

A cidade do Porto continua a ser o local privilegiado para as comemorações devido “há [já] grande concentração de eventos em Lisboa”. “Começámos a comemorar a festa das redes sociais na zona do Porto e vamos continuar”, garante Daniel.

O programa final ainda não está definido, mas aguardam-se oradores, num “ambiente informal”. Também o preço dos bilhetes, cinco euros em 2012, vai sofrer alterações. “Oode aumentar, mas nada que ultrapasse os 10 euros, de modo a que o Social Media Day seja acessível” a todos. Vendidos online, “vão estar brevemente disponíveis”. O feedback, espera-se “positivo”.