Com várias centenas de adeptos nas bancadas do Estádio Nacional, no Jamor, a festa do futebol era, na tarde deste domingo, das mulheres. O Boavista FC, grande favorito à vitória na partida, tendo em conta que disputa o campeonato nacional feminino, defrontava o Valadares Gaia FC, que atua na II Divisão e que só formou equipa feminina esta temporada.

No entanto, e apesar do desequilíbrio aparente entre as equipas, o jogo teve emoção até ao fim. Apesar do melhor início das axadrezadas, foi o Valadares quem esteve mais perto do golo, em duas ocasiões, por Joana Rita e Edite Fernandes. Contudo, e quando nada o fazia prever, o Boavista colocou-se em vantagem, num golo de Landinha, de cabeça, aos 29 minutos.

No início da segunda parte, o Boavista voltou a entrar melhor e, aos 68 minutos, Tété fez um grande golo de pé direito, que aumentou o marcador para 0-2. Ainda assim, com uma atitude inexcedível, o Valadares Gaia reagiu ao golo sofrido e conseguiu reduzir a desvantagem aos 83 minutos, com um golo de Dani Veloso.

FC Porto não vai à final da Taça, mas “esteve” no Jamor

A emoção aumentou dentro e fora de campo, quando, a partir das 18h30, também se ouvia e se queria saber o que se passava em Paços de Ferreira, no jogo do FC Porto, para a decisão da I Liga. Na verdade, no momento do primeiro golo dos “dragões”, houve uma festa enorme nas bancadas do Jamor.

Dentro das quatro linhas, o Valadares tentava levar o jogo para prolongamento, mas acabou por “morrer na praia”, com o Boavista a fechar o destino da partida num contra-ataque mortífero, finalizado por Guita (1-3).

A festa e o Jamor estavam, a partir do apito final, pintados de preto e branco: na tarde de 19 de maio, o Boavista fazia história, ao vencer a sua primeira Taça de Portugal, troféu entregue pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes.