Será no próxima semana, entre 28 e 30 de maio, que se realizará um workshop de Teatro Jornal na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). O evento está a cargo do departamento cultural da Associação de Estudantes da instituição (AEFLUP).

28 de maio – 21h às 00h
29 de maio – 14h às 19h
30 de maio – 10h às 15h

O Teatro Jornal é uma técnica que pretende que transformar quaisquer notícias de jornal, ou qualquer outro material sem propósito dramático, em cenas ou ações teatrais.

O evento, segundo o comunicado da AE, refere que este evento “não é para profissionais, é para todos os estudantes que queiram participar numa atividade diferente e libertadora” – a do Teatro Jornal.

O Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Este tipo de atuação pretende transformar o espectador em sujeito atuante, de forma que, ele mesmo, espectador, passe a protagonista e transformador da ação dramática. O Teatro Jornal insere-se nesta corrente (ver caixa).

O custo do workshop é de cinco euros e a inscrição deverá ser feita na secretaria da AEFLUP até dia 24. Haverá uma apresentação final à comunidade académica no dia de workshop, 30 de maio.